Iamgold tem a primeira frota totalmente autônoma de perfuratrizes de superfície Epiroc no Canadá

Empresa está investindo na atualização de quatro perfuratrizes Epiroc Pit Viper já existentes e adquirindo uma nova, completando uma frota totalmente autônoma

Por Conexão Mineral 20/12/2023 - 22:15 hs
Foto: Epiroc
Iamgold tem a primeira frota totalmente autônoma de perfuratrizes de superfície Epiroc no Canadá
Perfuratriz de Superfície Epiroc Pit Viper totalmente autônoma

O Projeto Côté Gold, uma iniciativa da Iamgold Corporation localizado no norte de Ontário, Canadá, tem grande relevância na mineração de ouro devido às suas vastas reservas. Caracteriza-se também pelo uso de tecnologias de ponta, incluindo equipamentos de mineração autônomos como as perfuratrizes Pit Viper, para aumentar a segurança e eficiência operacional. Este projeto não só se alinha com o compromisso da Iamgold com a sustentabilidade e a segurança, visando o mínimo impacto ambiental e a máxima segurança operacional, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento econômico e da comunidade local. Além disso, o Projeto Côté Gold é um exemplo na indústria de mineração, demonstrando como a modernização e inovação podem ser aplicadas para estabelecer novos padrões de eficiência, segurança e responsabilidade ambiental no setor.

Neste sentido, um novo e importante passo foi dado através de um recente acordo firmado para a aquisição de cinco perfuratrizes autônomas Pit Viper da Epiroc, destinadas à mina a céu aberto no Distrito de Sudbury. Os novos equipamentos permitirão manter os operadores afastados de áreas potencialmente perigosas durante as perfurações.

Também é um marco importante na crescente trajetória de automação da indústria de mineração: esta será a primeira frota totalmente autônoma de perfuratrizes Pit Viper em território canadense. 

Outra inovação desta frota será o Mobius for Drills, uma ferramenta de digitalização que importa planos de perfuração e coleta dados vitais para o pessoal da mina, possibilitando ainda o controle de múltiplas máquinas. A solução incorpora as tecnologias da empresa 3D-P, recentemente adquirida pela Epiroc, que agregam uma tecnologia inovadora de conectividade sem fio e digitalização para coletar e processar dados operacionais essenciais, permitindo análises mais precisas e tomadas de decisão rápidas e assertivas. Sua compatibilidade com redes existentes a torna ainda mais versátil e valiosa.

"Este é um marco importante para a Epiroc Canadá, estamos empolgados em colaborar com a Iamgold para continuar impulsionando a inovação na indústria de mineração," disse Charlie Ekberg, Gerente Geral da Epiroc Canadá. "A frota autônoma de Pit Vipers tem uma forte reputação de confiabilidade e este acordo recente mostra nosso compromisso com a segurança do operador no local," disse Chris Graves, Gerente de Linha de Negócios de Perfuração de Superfície na Epiroc Canadá.

"A frota de Pit Vipers da Epiroc é um passo decisivo na jornada do Côté Gold para ser a primeira mina totalmente automatizada de transporte e perfuração no Canadá," disse Francis Letarte-Lavoie, Gerente de Operações do Côté Gold. "As quatro perfuratrizes Pit Viper existentes estão progredindo em direção ao modo totalmente autônomo, e antecipamos que a quinta dela, prevista para entrega em abril de 2024, completará a frota com sucesso. Estamos ansiosos para continuar a desenvolver a parceria com a Epiroc a fim de atingir nossas metas durante esta importante fase para o Côté Gold e a Iamgold em geral."

À medida que a indústria de mineração evolui, seus métodos e tecnologias são modernizados para elevar não apenas a produtividade, mas também, a sustentabilidade e a segurança. No Projeto Côté Gold da Iamgold Corporation, o compromisso em adotar estas tecnologias emergentes alinha-se com sua visão de assegurar total segurança em todas as operações e atividades da organização, além de aumentar a longevidade de suas máquinas e maximizar o rendimento em sua operação de perfuração de superfície.